20 fevereiro, 2018

STF decide que grávidas e mães presas provisórias podem ir para casa


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira que mulheres grávidas e mães de crianças de até 12 anos que estejam em prisão provisória (ou seja, que não foram condenadas) terão o direito de deixar a cadeia e ficar em prisão domiciliar até seu caso ser julgado.


Por quatro votos a um, a Segunda Turma da corte, composta pelos ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, acatou um habeas corpus coletivo em nome dessas detentas e de seus filhos, aceitando o argumento de que "confinar mulheres grávidas em estabelecimentos prisionais precários, subtraindo-lhes o acesso a programas de saúde pré-natais, assistência regular no parto e pós-parto, e ainda privando as crianças de condições adequadas a seu desenvolvimento, constitui tratamento desumano, cruel e degradante".
Não há dados oficiais a respeito, mas estima-se que um terço da população carcerária feminina (hoje composta de mais de 42 mil mulheres) se enquadre na categoria de gestantes ou mães de crianças pequenas, segundo o Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu), que está entre os impetrantes do habeas corpus no Supremo.
Ou seja, é possível que cerca de 14 mil detentas sejam autorizadas a ficar em prisão domiciliar. Os juízes de primeira instância terão até 60 dias para colocar isso em prática. Continue lendo aqui...

BBC Brasil

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU

ESTE ESPAÇO PODE SER SEU
“ Vender sem fazer propaganda,hoje em dia, é como tentar por em marcha um trem sem locomotiva”.ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO NOSSO EMAILpaulosomeeventos@hotmail.com

Nenhum comentário: